Campina GrandeDestaque

Vereadores discutem regulamentação de corridas de rua promovidas na cidade



Na manhã desta quarta-feira (21), a Câmara Municipal de Campina Grande realizou a 40ª Sessão Ordinária do ano. Sessão foi presidida pelo vereador Pastor Luciano Breno (Avante) e secretariada pelo vereador Saulo Noronha (MDB), contando com a presença de 17 parlamentares. Durante a sessão, foram debatidos temas de relevância para a cidade, como a segurança em eventos esportivos e a liberdade de atuação da imprensa.

Foto: Josenildo Costa/CMCG

PEQUENO EXPEDIENTE
O vereador Rafafá (União Brasil) manifestou solidariedade à classe jornalística após o repórter Arthur Lira enfrentar dificuldades para exercer sua função no Hospital das Clínicas de Campina Grande. “Subo aqui para ser solidário a toda a imprensa que ontem não pode exercer seu trabalho quando chegaram ao Hospital das clínicas para fazer a reportagem sobre o absurdo que ocorreu em relação ao mutirão de cirurgias de catarata”, declarou. Rafafá expressou preocupação com os transtornos causados aos pacientes devido a casos de infecção e cobrou apuração das autoridades. Ao final, convidou as mães do município para um evento no Spazzio, promovido pela prefeitura em comemoração ao Dia das Mães.

GRANDE EXPEDIENTE
O vereador Alexandre Pereira (União Brasil) apresentou o Projeto de Lei Nº 476/2025, que estabelece diretrizes para eventos de corrida de rua em Campina Grande. Ele ressaltou a importância de normas claras para garantir a segurança dos participantes, citando um caso ocorrido em João Pessoa, onde uma senhora de mais de 60 anos faleceu durante uma corrida. Segundo ele, é necessário prever a presença de ambulâncias, sinalização adequada e autorização das secretarias competentes como STTP e SEJEL.

Foto: Josenildo Costa/CMCG

O parlamentar explicou que em eventos organizados por empresas particulares estes contratem ambulâncias e profissionais habilitados para os eventos. “O que nós queremos com essa lei é disciplinar. Não é proibir, não é dificultar… Nós queremos apresentar normas”, afirmou. Ele também reforçou a abertura para o diálogo e a apresentação de emendas por parte dos demais vereadores. Ao final de seu discurso destacou que a lei irá beneficiar principalmente os atletas e participantes “Quando essa lei estiver em prática, muitos irão nos agradecer”. Finalizou.

Foto: Josenildo Costa/CMCG

A proposta recebeu apoio de diversos parlamentares. O vereador Dinho Papa-léguas (PSDB) ressaltou a importância da regulamentação: “Essa lei vem para formalizar aquilo que já acontece. Que as empresas entrem nessa regulamentação e tenham autorização das secretarias competentes, SEJEL, STTP, Secretária de Saúde. Enfim, todas as secretarias envolvidas para a realização do esporte (…) É uma lei que vem para melhorar o esporte”. Destacou o descaso por parte de algumas empresas por não haver regulamentação. Ao finalizar sua fala destacou: “Uma corrida bem organizada não atrapalha o trânsito”.

O vereador Rafafá também elogiou a iniciativa, reforçando que a medida não trará custos aos participantes: “A gente entende que não terá nenhum custo para quem corre, para quem vai participar do evento, pelo contrário! É um cuidado que esse projeto traz para garantir a segurança dos atletas e de quem está na rua”. O vereador Anderson Almeida (PSB) destacou: “Disciplinar sempre é correto! Pelas argumentações do vereador e por aquilo que estou verificando na lei, a gente está vendo que está disciplinando e preservando a vida das pessoas”.

Foto: Josenildo Costa/CMCG

A vereadora Ana Cardoso (Republicanos) também declarou apoio ao projeto: “É uma lei importante e a gente precisa ter disciplina”. Já o vereador Pimentel Filho avaliou que Campina Grande vem se consolidando como um centro de eventos esportivos: “Campina Grande virou um grande celeiro de corrida e isso é muito bom!”, ressaltando, porém, que “é preciso ser regulado isso. Não para impedir, mas para dar melhores condições”.

Foto: Josenildo Costa/CMCG

VOTAÇÃO DE REQUERIMENTOS
Foram apreciados para votação requerimentos que tratam de diversos temas. Na sessão foi discutido dois requerimentos de autoria do vereador Saulo Noronha. O de número 1.339/2025 que requer do governo do estado a possibilidade de redução do ICMS de 20% para 17%. E o Requerimento de número 1338/2025 que requer ao governo do estado a reforma, ampliação e modernização do Parque de Exposição Carlos Pessoa Filho (Feira de gado). Todos os requerimentos foram aprovados pelos parlamentares.

Para acompanhar a sessão completa, acesse o Canal Oficial do youtube (@camaracgoficial). Confira também o andamento das matérias que tramitam no SAPL – Sistema de Apoio ao Processo Legislativo.

DIVICOM/CMCG



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo