Campina GrandeNotícias

CMCG concede Título de Cidadania ao padre José Vanildo e Medalha de Honra ao Mérito ao MCC

Foi realizada na noite desta terça-feira (18), na sede do Poder Legislativo campinense, uma sessão solene que concedeu o Título de Cidadania Campinense a sua reverência, o padre José Vanildo, e a Medalha de Honra ao Mérito Municipal pelos 50 anos do MCC (Movimento de Cursilhos de Cristandade). A autoria das honrarias foi do vereador Pimentel Filho. A cerimônia reuniu autoridades, representantes religiosos, amigos e familiares.

Foto: Josenildo Costa/CMCG

Estiveram presentes na solenidade Eliézio Bezerra, presidente do CDL, além de representantes de diversas paróquias do município, cursilhistas, fiéis, amigos e familiares. O evento celebrou tanto a trajetória de fé e serviço do padre José Vanildo quanto o legado do MCC, movimento que há meio século atua na formação espiritual e na evangelização em Campina Grande.

Foto: Josenildo Costa/CMCG

Natural de Santa Luzia (PB), José Vanildo Medeiros nasceu em 19 de março de 1963. Padre e advogado é o sétimo filho de uma família de nove irmãos. Filho de Maurício Emídio de Medeiros, ex-combatente da FEB na Segunda Guerra Mundial, e de Jovelina Luzia da Conceição Medeiros, dedicou sua vida ao serviço pastoral em diversas comunidades da Diocese de Campina Grande, exercendo funções como pároco, administrador paroquial e coordenador da Pastoral Carcerária.

A trajetória eclesiástica do homenageado inclui passagem pela Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no bairro da Palmeira, onde serviu por mais de dez anos, além de atividades no Catolé, Centenário e na Área Pastoral de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, atual paróquia sob sua condução. Também exerceu o cargo de Vigário Episcopal para a Vida Religiosa e Novas Comunidades, fortalecendo o trabalho pastoral na região.

Foto: Josenildo Costa/CMCG

Durante a solenidade, o vereador Pimentel Filho destacou a importância das honrarias. “Nessa solenidade da Câmara Municipal de Campina Grande, estamos entregando uma Medalha de Honra ao Mérito Municipal e um Título de Cidadão Campinense, que são as duas maiores honrarias da cidade, aprovadas por unanimidade. Uma pela celebração dos 50 anos do nosso MCC (Movimento de Cursilhos de Cristandade), presente na Rainha da Borborema nestes 50 anos, e o Título de Cidadão Campinense, ao padre José Vanildo da Silva Medeiro que também é coordenador espiritual do MCC”. O vereador falou ainda sobre a força do movimento, afirmando: “São duas importantes e belas histórias, de perseverança e amor, já sedimentadas na fé, na crença e no amor ao nosso criador”.

Foto: Josenildo Costa/CMCG

O parlamentar ressaltou ainda o papel transformador do MCC ao longo das décadas. “É com profunda reverência e gratidão que celebramos hoje os 50 anos do movimento Cursilhos de Cristandade na cidade de Campina Grande (…). São meio século que o Espírito Santo escolheu este chão para plantar e fazer florescer um movimento que marcou vidas, famílias, comunidades e toda a nossa igreja”. Ele acrescentou: “Se existe uma palavra divina, que sintetiza a missão desse movimento ao longo de cinco décadas, é aquela proclamada pelo Senhor, no sermão da montanha: – Vós sois o sal da terra, vós sois a luz do mundo”.

Ao falar sobre o homenageado, Pimentel Filho resgatou aspectos marcantes da vocação sacerdotal de padre José Vanildo: “Eu te escolhi. Você é meu. Coragem! Não tenha medo”. Segundo o vereador, essas palavras, direcionadas por Deus, ecoaram no coração do sacerdote e o conduziram ao caminho que culminou em sua ordenação presbiteral em 15 de agosto de 1991. Ele destacou ainda que o padre se tornou “presença viva de Cristo no meio do povo, sobretudo na periferia onde o evangelho se faz carne na vida concreta dos mais necessitados”.

Foto: Josenildo Costa/CMCG

Ao final da homenagem, padre José Vanildo subiu à tribuna e expressou sua gratidão pela honraria recebida. “Receber hoje o Título de Cidadania desta cidade tão admirada, tão querida, que amo e venero é para mim motivo de profunda alegria e de sincera gratidão. Confesso que as palavras parecem pequenas diante da grandeza desta homenagem”. Ele ressaltou o acolhimento que encontrou no município: “Campina Grande me acolheu, abriu as suas portas e me ofereceu oportunidades que marcaram, profundamente, a minha vida pessoal e profissional”.

O novo cidadão campinense reforçou seu compromisso com a cidade: “Assumo essa cidadania com respeito. Quero continuar sendo alguém que contribui para o desenvolvimento humano, social, cultural e espiritual desta querida terra”. Ao final, agradeceu a Deus, à família, aos amigos e à presença de todos os presentes na cerimônia.

Para acompanhar a sessão completa, acesse o Canal Oficial do youtube (@camaracgoficial). Confira também o andamento das matérias que tramitam no SAPL – Sistema de Apoio ao Processo Legislativo.

DIVICOM/CMCG

Blog do Araújo Neto