A Câmara Municipal de Campina Grande realizou, nesta quarta-feira (17), a 80ª Sessão Ordinária, presidida pelo vereador Dinho Papa-Léguas e secretariada por Saulo Noronha. A pauta reuniu pronunciamentos, debates e encaminhamentos de vereadores sobre demandas apresentadas no pequeno e grande expediente. Em destaque, a vereadora Fabiana Gomes fez o registro do lançamento da campanha “Vá sim! Vacine!”, da UNICEF, que tem como objetivo incentivar os pais e responsáveis a levarem suas crianças e adolescentes para vacinação.

Abrindo o pequeno expediente, o vereador Olimpio Oliveira falou sobre reclamações recebidas no último domingo por parte de moradores do Condomínio Residencial Teriva, após realização de um evento denominado de “Encontro de Paredões”, que aconteceu no antigo “Clube do Caçador” (terreno localizado ao lado do condomínio). De acordo com o vereador, os organizadores divulgaram nas redes sociais que possuíam permissão para realização do evento. No entanto, ao entrar em contato com o secretário de educação, foi negado qualquer conhecimento a respeito do evento. Olimpio informou que teve acesso apenas a dois documentos solicitando a realização do evento, o primeiro sendo oriundo do município de Massaranduba que pedia autorização à Polícia Militar para realização de um evento em Campina Grande e o outro documento que foi destinado à SESUMA de Campina Grande. “Se a secretaria autorizou ela cometeu um grave erro” – disse. Olimpio disse que irá em busca dos documentos que autorizam a realização do evento e também dos responsáveis.
Saulo Noronha fez menção a presença dos estudantes de direito da universidade Facisa, desejando boas-vindas. Sobre o tema apresentado pelo vereador Olimpio, disse que também tem sido acionado na região por cidadãos que utilizam a via em que dá acesso ao Centro de Convenções, devido o asfaltamento que foi implementado pelo Governo do Estado. De acordo com o vereador, o serviço não foi realizado de forma completa e pediu que a obra seja revista, pois tem causado transtorno e acidentes no local.

No grande expediente, o vereador Rafafá fez um apelo de instalação de passarela na Alça Sudoeste. Ele alerta a dificuldade que já existia antes das obras de duplicação da BR 230 que ocorrem no local e, com as obras, a população tem enfrentado maiores dificuldades. Rafafá informou que já fez requerimento e pediu apoio dos colegas vereadores.

Já a vereadora Fabiana Gomes, diante da presença dos estudantes na CASA, informou que existe um Projeto de Resolução de sua autoria, que prevê hora aula para alunos que participarem de audiência pública na Câmara. A vereadora aproveitou a oportunidade para convidá-los para acompanhar a audiência que aconteceria após a sessão. Em seguida, disse que esteve acompanhando o lançamento da nova campanha “Vá sim! Vacine!”, da UNICEF. O objetivo é incentivar os pais e responsáveis a levarem suas crianças e adolescentes para vacinação. “O único meio que podemos evitar efetivamente uma doença é através da vacina” – frisou.
Para quem precisa se vacinar, a vereadora informou que, além dos postos de saúde, a Casa da Vacina funciona de domingo a domingo e a cidade também possui um posto de vacina no terminal de integração. Agora, nas escolas e creches, com o consentimento dos pais, as crianças também poderão ser vacinadas.

Concluindo as falas da sessão, o vereador Alexandre Pereira parabenizou os deputados federais que, de acordo com ele, votaram favorável a PEC que possibilitará maior liberdade de posicionamento para os deputados que desejem expressar suas opiniões no congresso. Ele disse que a narrativa da mídia é que a “PEC da impunidade” foi aprovada, mas que não aconteceu nenhuma votação que permita que deputados cometam crimes e fiquem impunes. “Essa é uma garantia de prerrogativa de que o legislador tenha a liberdade de se pronunciar na tribuna, desde que não fira a dignidade de ninguém” – disse. O vereador concluiu a sua fala comemorando a decisão e convidou aos presentes para participar da audiência pública que discute o quadro atual da Zona Azul, de sua autoria.
Para acompanhar a sessão completa, acesse nosso Canal Oficial no youtube (@camaracgoficial). Confira também o andamento das matérias que tramitam no SAPL – Sistema de Apoio ao Processo Legislativo.
DIVICOM/CMCG