O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) definiu, na tarde desta terça-feira (9), o novo calendário acadêmico para o semestre 2025.2, após o período de greve dos professores. O semestre, que terá inicialmente 104 dias letivos, foi reestruturado para acomodar recessos e férias.
O retorno gradual das atividades se dará já nesta semana, enquanto as aulas presenciais serão retomadas apenas em fevereiro de 2026.
Cronograma do semestre 2025.2
Conforme a proposta acolhida pelo Consepe, o calendário será o seguinte:
10 de dezembro (quarta-feira): Retorno das aulas de forma remota e assíncrona. Início do período de revisão da primeira unidade.
10 a 16 de dezembro: Período de revisão da primeira unidade.
20 de dezembro: Fim da primeira unidade.
22 a 31 de dezembro: Recesso natalino.
2 de janeiro a 31 de janeiro: Período de férias coletivas.
2 de fevereiro de 2026: Retorno das aulas presenciais e início da segunda unidade.
6 a 11 de abril: Período de reposições.
13 a 17 de abril: Período para provas finais.
18 de abril: Fim do semestre 2025.2.
4 a 8 de maio: Período previsto para as colações de grau.
20 de abril a 15 de maio: Recesso.
18 de maio: Início do semestre 2026.1.
O calendário considerou fatores logísticos como a redução e interrupção do transporte escolar no final do ano em virtude do encerramento do ano letivo nas escolas de educação básica e outras instituições.
Flexibilidade para trancamento
Reconhecendo as consequências da greve, o Consepe também aprovou uma medida de flexibilidade para os estudantes: a abertura de um prazo para trancamento de cursos. O período para solicitar o trancamento ficará disponível até o final do semestre letivo 2025.2.
O Conselho deve retomar as discussões na próxima semana, em reunião ordinária, para debater uma possível redução do calendário acadêmico do semestre letivo 2025.2.





