Defesa Civil coloca equipes de prontidão após alerta de chuvas intensas

PARAIBA.COM.BR
As equipes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de João Pessoa (Compdec-JP) estão de prontidão para atender as possíveis demandas da população após o aviso meteorológico com previsão de chuvas intensas emitido, nesta quarta-feira (14), pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
De acordo com a previsão do Inmet, João Pessoa pode receber chuvas entre 30 e 60 mm/h, podendo chegar a 50 ou 100 mm/dia, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamento de rios. O aviso é válido até as 10h desta quinta-feira (15).
“A Defesa Civil está de prontidão desde que recebeu o aviso do Inmet. Seguimos monitorando as áreas de risco e nossas equipes, assim como os demais órgãos da gestão municipal, estão prontas para atender as ocorrências que por acaso surgirem, garantindo o bem-estar das pessoas”, afirmou o coordenador da Defesa Civil da Capital, Kelson Chaves.
Ele ressaltou ainda que, em caso de chuvas fortes, as pessoas devem adotar algumas medidas de segurança. “As pessoas devem evitar o uso de eletroeletrônicos ao relento, evitar o abrigo sob árvores e abandonar imediatamente locais de risco a qualquer sinal de anormalidade e acionar a Defesa Civil imediatamente”, orientou Kelson Chaves.
Como acionar – A Defesa Civil funciona 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados e, em caso de necessidade, deve ser acionada pelo número 98831-6885 (WhatsApp), pelo telefone 199 ou ainda pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’, que pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Play Store e AppStore.
Alerta de chuva
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta quarta-feira (14), um alerta amarelo de perigo potencial de chuvas intensas para cinco cidades do Sertão da Paraíba. O alerta vale até 10h da quinta-feira (15).
Para os municípios sob alerta, a previsão é de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia e de ventos intensos de 40 a 60 quilômetros por hora. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos.
As orientações do órgão são que as pessoas evitem enfrentar o mau tempo, observem alterações nas encostas e evitem usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Em casos de emergência, as pessoas podem entrar em contato com a Defesa Civil, pelo telefone 199, e com o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193.
Confira a lista completa de municípios:
- Alhandra
- Baía da Traição
- Bayeux
- Caaporã
- Cabedelo
- Capim
- Conde
- Cruz do Espírito Santo
- Itabaiana
- Jacaraú
- João Pessoa
- Juripiranga
- Lucena
- Mamanguape
- Marcação
- Mataraca
- Pedras de Fogo
- Pilar
- Pitimbu
- Rio Tinto
- Santa Rita
- São Miguel de Taipu
- Sapé
- Sobrado
Leia mais:
Inmet emite alerta de chuvas intensas para cidades do Litoral e da Mata Paraibana; veja lista