Header Ads Widget

Ministro da Casa Civil diz que governo repassou recurso para Exército manter Operação Carro-Pipa





Programa retomado. Um dia após a suspensão do abastecimento feito por meio de carro pipa, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que o governo federal repassou recursos ao Exército para garantir o funcionamento da operação até o fim do ano.

Segundo o ministro, a transferência de recursos aconteceu ainda na segunda (25) e a situação deverá ser regularizada ao longo do dia. De acordo com ele, a operação ‘carro-pipa’ deve voltar a normalidade o mais breve possível, após o Governo Lula realizar a descentralização de recursos.

“O ministro da integração inclusive veio comigo, ontem mesmo ele já resolveu esse problema burocrático, houve a transferência de recurso para o Exército e a partir de hoje a situação será totalmente regularizada. Foi transferido um montante de recurso, portanto os recursos estão garantidos até o final do ano e em janeiro com o novo orçamento”, declarou.


O governo descentralizou nesta terça-feira, 26 de novembro, o valor de R$ 38.096.775,00 para o Exército Brasileiro, para realização dos pagamentos da Operação Carro Pipa, que leva água potável para municípios localizados na região semiárida do Nordeste”.

A declaração do ministro foi dada após o Exército confirmar a suspensão da operação carro-pipa nesta segunda-feira (25). O serviço leva água potável a áreas sem o abastecimento de água regular na região Nordeste e em parte de Minas Gerais.

Com isso, os quase 300 mil paraibanos que estavam começando a ser afetados com a iminente suspensão dos carros-pipa voltam a ter acesso completo ao abastecimento. São ao todo 70 municípios beneficiados com a operação no estado.


A Operação Carro-pipa foi criada em 2012 e atende 244 municípios na região do semiárido nordestino em situação de emergência ou calamidade pública com reconhecimento da Defesa Civil Nacional.

A ação emergencial é coordenada pelo MIDR e pelo Exército com o objetivo de garantir o acesso à água potável em municípios que sofrem com a escassez hídrica, um problema recorrente nessa região do País.

Severino Lopes
PB Agora