Header Ads Widget

Hospital Municipal Veterinário dá início a atendimentos em Natal



A unidade de saúde será gerida pela Sociedade Paulista de Medicina Veterinária, selecionada por meio de edital. Foto: Magnus Nascimento

O primeiro Hospital Municipal Veterinário foi inaugurado nesta terça-feira (10) e começará a atender na quarta-feira (11). A unidade, a primeira pública da cidade, será instalada na Rua Doutor Barata, 133, na Ribeira. O local de instalação da unidade atende a uma exigência do edital de chamamento público que previa a localização no Centro Histórico de Natal como uma prioridade.

O termo de colaboração para a operacionalização do Hospital Municipal Veterinário foi assinado na última quinta-feira (5) pelo prefeito Álvaro Dias. A unidade de saúde será gerida pela Sociedade Paulista de Medicina Veterinária, Organização da Sociedade Civil (OSC) selecionada pelo edital lançado pela gestão municipal.

O contrato terá a vigência de 12 meses, podendo ser prorrogado de acordo com a disponibilidade operacional, respeitada a capacidade diária dos equipamentos a serem implantados. A parceria prevê a disponibilização de profissionais, equipamentos, móveis, material de consumo e demais itens necessários à prestação de serviços médico-veterinários para cães e gatos.

Serão ofertados serviços diversos, desde consultas (priorizando urgências e emergências), até cirurgias, passando ainda por exames e tratamento ambulatorial. Colocando estes serviços em números, a meta é que o Hospital Veterinário efetue mais de três mil procedimentos por mês, incluindo ainda diagnósticos por imagem, 50 cirurgias e mais de 500 consultas. Serão atendimentos, evidentemente, gratuitos, sobretudo para os tutores que não têm acesso à assistência privada na área médico-veterinária.

Jean Pierre Araújo, coordenador da Unidade de Vigilância de Zoonoses de Natal, enfatizou a relevância do novo hospital para a região, afirmando: “Natal agora faz parte do restrito grupo de cidades brasileiras que disponibilizam medicina veterinária gratuitamente à população. Esperamos que isso se torne uma política pública duradoura.”

Matheus Cavalcante, médico veterinário da Sociedade Paulista de Medicina Veterinária, detalhou os procedimentos que o hospital está equipado para realizar: “As cirurgias na unidade incluirão uma série de intervenções não eletivas, como cirurgias oncológicas e de tecidos moles, abrangendo uma ampla gama de serviços cirúrgicos. Isto inclui desde situações de urgência e emergência, como traumas e atropelamentos, sempre visando o bem-estar animal.”

O prefeito Álvaro Dias destacou também a localização da unidade. “Por uma questão estratégica, o nosso primeiro Hospital Veterinário vai operar no Centro Histórico. É mais uma contribuição que damos para valorizar e ajudar a dar uma nova vida à região onde Natal nasceu. Ela se soma a ações como a completa requalificação da Pedra do Rosário, do Beco da Lama, do Espaço Cultural Ruy Pereira, da reurbanização da rua João Pessoa, da avenida Rio Branco e das fachadas de prédios históricos da Ribeira. A localização é também benéfica para o público do Hospital Veterinário, por ser bem atendida pelo transporte público e, dessa forma, ser um ponto central para tutores de todas as regiões da cidade”, ressaltou.

“Vamos entregar a Natal mais um equipamento transformador para a nossa cidade. Um equipamento público que vai cuidar não apenas da saúde animal, mas também da boa condição sanitária dos natalenses. À Prefeitura, caberá custear o serviço que for efetivamente realizado. O que importa é que nossa cidade passa a dispor de uma unidade hospitalar veterinária própria. Um equipamento moderno que vai atender aos animais da nossa cidade com decência, dignidade e respeito, assim como prestar um serviço de alta relevância aos seus tutores”, disse Álvaro.

De acordo com a Prefeitura, o hospital funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, atendendo cães e gatos e oferecendo serviços como exames laboratoriais e cirurgias. A unidade será uma composta por cinco médicos veterinários, além de 2 assistentes administrativos, 3 auxiliares de serviços gerais, 3 auxiliares veterinários, 2 recepcionistas, 1 técnico de radiologia e 1 técnico de esterilização.

Os atendimentos serão gratuitos, sobretudo para os tutores que não têm acesso à assistência privada na área médico-veterinária.


https://tribunadonorte.com.br/