Header Ads Widget

Inise Machado é reconduzida por unanimidade à presidência do COMAD para mais um mandato







O trabalho desenvolvido pela Jornalista,Teóloga e Ativista Social, no Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas- COMAD, lhe credenciou por unanimidade, para mais dois anos na Presidência da instituição. A reeleição ocorreu no início da semana, conduzida por uma Comissão Eleitoral, cujo presidente foi um conselheiro, Advogado da OAB, José Perônio Neto.

Sempre atenta às necessidades dos usuários e visando implementar políticas de prevenção junto às instituições governamentais e sociedade civil, Inise Machado tem como vice- presidente o representante da Federação das Associações Comunitárias da Paraíba, Adris Bezerra. O objetivo principal, desde a primeira gestão, era dar visibilidade ao COMAD, totalmente restrito e invisível. Por isso, em 19 de janeiro de 2022 foi empossada a nova diretoria, reunindo autoridades e o público em getal, no auditório do Centro Administrativo, atingido a sua finaludade, pela dimensão que foi dada.

“Contamos com integral apoio da SENAPRED, do Ministério da Cidadania, que nos enviou o vídeo sobre a história do novo colegiado e da presidente”, disse, Inise.

Já em fevereiro na Associação Paraibana de Imprensa – API, realizou-se evento especial, bastante produtivo, com a presença do Prefeito Cícero Lucena, conselheiros representantes das instituições governamentais e da sociedade civil, com a presença de Robson Tuma, Coordenador Especial do Ministério da Cidadania, e do Dr. Quirino Cordeiro, Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do MC. Oportunidade em que foram realizadas várias visitas a quatro Comunidades Terapêuticas.

Ainda, na oportunidade, foi ofercido certificados aos conselheiros e todos participaram de palestras proferidas pelos dois convidados. No dia 20 dia, do mesmo mês, foi comemorado o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo e às Drogas.

O COMAD reuniu no Parque Solon de Lucena (Lagoa) a sociedade civil e instituições governamentais para lembrar o dia,os riscos e as consequências sociais do uso de substâncias psicoativas e alertar a população sobre a dependência química. A parceria com a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania e demais secretarias que compóem o Conselho e Sociedade Civil.

Foi realizada a reformulação do Regimento Interno. Várias reuniões e com a comissão de finanças com vistas à implantação de recursos para atividades do COMAD.

Com a professora América, secretaria de Educação e o conselheiro Jacome, da SEMUSB, “mostramos a importância da prevenção nas escolas, fazendo menção ao trabalho do PROERD, entre outros temas de responsabilidade da área educacional. e sobre a acolhida do COMAD na SEDES.

Antes porém, se encontrava, no gabinete do Prefeito com Secretario de Articulação Governamental. Ao Prefeito Cícero Lucena, foi levada a necessidade de material didático, para as crianças e os adolescentes, entre outras formas de prevenção. O PROERD, programa de prevenção da Policia Militar, também nos rendeu vários resultados positivos na área de Prevenção.

Com o secretario municipal de segurança e cidadania, João Almeida, de Juventude Esporte e Lazer, Caio Marcio, foram articuladas parcerias, bem assim com a Secretaria de Saúde, durante reunião com a então Secretária Margareth Diniz, Secretario Nacional da SENAPRED, Dr. Quirino Cordeiro, e conselheiros do COMAD, a fim de estabelecer uma parceria no sentido de conseguir verbas para a SMS.
A Semana Municipal de Políticas sobre Drogas, de 5 a 11 de junho de 2022, teve uma extensa programação.

Um Fórum voltado às Comunidades Terapêuticas,, na Faculdade Maurício de Nassau e no Parque Solon de Lucena (Lagoa), entre muitas atividades tivemos, a participação dos Centros de Atendimento Psicossocial – CPs (SMS) contamos também com outras secretarias municipais e sociedade civil. A semana foi encerrada com um torneio esportivo organizado pela Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer – SEJER.

Na seqüência, a exortação aos conselheiro para participação no Curso de Capacitação de Gestores para a Elaboração de Planos Estaduais e Municipais sobre Drogas, amparado pelo Projeto de Extensão intitulado: Cursos à Distância sobre redução e Oferta de Drogas. A capacitação abordou a “Introdução à Política Nacional sobre Drogas (PNAD), Políticas Públicas de Redução da Oferta, Políticas Públicas de Redução da Demanda, Planejamento de Políticas Públicas e Programas, Construção e implantação de um Plano sobre Drogas. Incentivamos, também, a participação dos conselheiros neste curso, bem assim a sua divulgação para as Comunidades Terapêuticas – CTs.

“Conclui o curso, oferecido pela Universidade Federal de Santa Catarina, promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (SENAD), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP)”, assegurou

O ano de arrumar algumas coisas que precisavam de uma intervenção. Uma série de reformas nas instalações, uma dos Centros de Atenção Psicossocial (CAP’s), fruto de fiscalizações sistemáticas e melhoria de algumas Comunidades Terapêuticas (CT’s).

Durante a abertura de mais uma Semana de Políticas sobre Drogas, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a presença do Diretor do Departamento de Apoio às Comunidades Terapêuticas, então DACT, Sâmio Falcão, que proferiu palestra, na abertura.

“Contamos, também, com a presença de pessoas em vulnerabilidade social e instituições da sociedade civil, a exemplo da Escolinha Sonho de Criança, além de representantes das secretarias ligadas ao COMAD, como SEDES e SEJER para juntos encontrar saída para a temática das drogas”, lembrou Inise.
Durante a Semana houve a reativação da Pastoral de Rua. A Saúde promoveu a reforma de duas Casas Terapêuticas e do Pronto Atendimento de Saúde Mental(PASM). Fruto de um relatório do COMAD, encaminhado ao Secretário de Saúde.

De 11 a 14 de setembro de 2023, a presidente do Conselho esteve em Brasília, oportunidade em que visitou o Ministério da Justiça, a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), e se informou sobre os Programas existentes, sobretudo, na área da Prevenção.

Igualmente esteve no Ministério de Desenvolvimento Social, no Departamento de Entidades de Apoio e Acolhimento Atuantes em Álcool e Drogas (DEPAD). Também no Congresso e Senado visitou as Comissões de Políticas Públicas, além do CONFEA, órgãos que congregam os CREAS de todo Brasil.

Nos últimos dias 14 e 15 de dezembro de 2023, foi realizado um Fórum de Discussão de Políticas Públicas sobre Drogas,com deputado Branco Mendes.

O encontro foi no auditório da Assembleia Legislativa para discutir o problema das drogas, oportunidade em que a mídia ofereceu incondicional apoio ao COMAD. Ao final foi concedida uma entrevista coletiva pela Associação Paraibana de Imprensa – API, Associação das Mídias Digitais – AMIDI e o Sindicato dos Jornalistas. Aliás, o COMAD dispõe de projeto sócio-educativo para aplicar a cartilha CRACK – O Enfrentamento Possível junto aos professores e alunos de João Pessoa.

O Fórum contou com a Presença de autoridades do Ministério de Desenvolvimento Social, da Confederação Nacional das Comunidades Terapêuticas e do Conselho Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas, bem como Autoridades do Estado e do município com suas representações, sendo o público principal, Conselhos Municipais e Comunidades Terapêuticas.


https://wscom.com.br/