Header Ads Widget

Vereador Olimpio Oliveira Apela por Castração de Animais de Rua



 

Foto: Josenildo Costa

Com a realidade de duas unidades móveis de castração animal, uma operada pelo estado e outra pelo município, a questão da castração de animais de rua tem sido negligenciada. O castramóvel está atualmente mais focado na castração de animais domésticos, deixando de lado a grande demanda de animais que vivem nas ruas.

Diante dessa situação, o Vereador Olimpio Oliveira (Podemos) faz um apelo aos governos municipal e estadual para que ambos ampliem os esforços de castração, abrangendo não apenas os animais domésticos, mas também os de rua. O parlamentar enfatizou a necessidade urgente de que as duas unidades móveis circulem pela cidade, realizando castrações em animais de rua, de modo a controlar efetivamente a natalidade animal e atender uma demanda crescente e urgente.

“É fundamental que os gestores municipais e estaduais entendam a importância de uma abordagem mais ampla e inclusiva na castração de animais. Apenas dessa forma poderemos controlar a superpopulação animal e promover o bem-estar tanto dos animais quanto da comunidade”, declarou o vereador.

O apelo do vereador Olimpio Oliveira visa sensibilizar as autoridades para a adoção de políticas públicas mais abrangentes e eficazes na gestão da população animal urbana, garantindo que tanto os animais domésticos quanto os de rua recebam os cuidados necessários.

CAUSA ANIMAL
Olimpio Oliveira (Podemos) na tribuna falou sobre o tema da causa animal, pauta discutida pelo mandato do vereador, pontuando a cobrança de um programa efetivo do controle de natalidade animal e relembrando que foi o primeiro a falar na tribuna a respeito do castramóvel. Ele também acrescentou que diversas vezes destinou emendas para aquisição do equipamento, mas que nenhum prefeito deu a devida atenção, até o então deputado Federal, Pedro Cunha Lima destinar uma emenda para a cidade e através dos esforços de Rodrigo Freire, do Conselho de Bem Estar Animal de Campina Grande, houve uma articulação resultando na compra do equipamento para a cidade.

Foto: Josenildo Costa

Apesar disso, Olimpio disse que o equipamento não está realizando castração de animais de rua, da mesma que o castra móvel adquirido pelo Governo do Estado, também não realiza. De acordo com ele, ambos fazem castrações de animais domésticos. Ele fez um apelo aos gestores municipal e estadual, para que os dois equipamentos possam circular na cidade, castrando animais de ruas, controlando de fato a natalidade animal e atendendo uma demanda que é urgente.

INSEGURANÇA ALIMENTAR
Alexandre Pereira (UNIÃO) apresentou dados divulgados pelo Jornal da Paraíba, publicado na semana anterior, que trata sobre números referentes à insegurança alimentar no estado, com 40% da população vivendo nesta situação. O vereador pontuou que há quase 20 anos a Paraíba é governada por governos de esquerda, ressaltando a corrupção histórica dessas gestões e que são preocupados apenas em financiar propagandas, apesar de dizer que cuidam do social.

Foto: Josenildo Costa

Além disso, sobre os indicadores econômicos do estado da Paraíba, disse que são os piores do Brasil, representando 0,8% do PIB nacional, indicando um PIB de renda per capita baixo, se comparado à média nacional.

Ele acrescentou que a participação da Paraíba de quem declara imposto de renda é só de 1,9%, sugerindo uma base tributária menor e uma renda média inferior, podendo ser reflexo de uma menor geração de riqueza por pessoa.

Alexandre disse que a Paraíba contribui com 1,2% da força de trabalho do Brasil, relativamente pequena em relação à sua população. Na exportação disse que a Paraíba representa apenas 0,01% e ainda citou a dependência da construção civil, que pode ser arriscada em período de recessão econômica.

Citando a ausência de investimentos na indústria e no setor empresarial, chamou a atenção dos vereadores sobre a Alpargatas e o fechamento de empresas na cidade, o que para ele representa a falta de gestão estadual e reflete a baixa participação da Paraíba na geração de riqueza, emprego e renda, proporcionando apenas o acesso de rendas miseráveis à população.

Ele denunciou ainda que os governos de esquerda, assim como o atual governador do estado, é um desastre para a Paraíba no que diz respeito a verdadeiros investimentos.

Foto: Josenildo Costa

REGISTROS
O presidente Marinaldo Cardoso (Republicanos) fez o registro de dois momentos importantes realizados na quarta-feira (5), na Casa de Félix Araújo, que foi a entrega do título de cidadão campinense ao presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio de Abreu e a Sessão Ordinária com o Conselho da Associação Comercial. O presidente ressaltou que a sessão ordinária foi uma reunião produtiva e que foram convidados para realizar uma sessão itinerante na Associação Comercial, na próxima semana, com o objetivo de discutir sobre o código tributário, a reforma tributária nacional e outros temas relativos ao comércio da cidade.

TRIBUNA
Marcio Melo (Podemos) agradeceu inicialmente pelo comparecimento dos vereadores na entrega do título de cidadão campinense ao senhor Alexandre Sampaio, ele que tem sido responsável por incentivos no âmbito hoteleiro, de restaurantes e turismo na cidade de Campina Grande.

Foto: Josenildo Costa

Em seguida, apresentou um registro fotográfico com a presença de um trator durante a madrugada na estrutura do hospital que seria da criança e do adolescente, que ainda chegou a ser inaugurado. O vereador disse que o trator estava no local retirando e lacrando algumas janelas do prédio e que ele foi marcado nas redes sociais, sendo questionado pela população sobre as motivações da ação.

O vereador ainda falou sobre o hospital que não está funcionando e poderia estar servindo a população, pontuando que o Hospital de Trauma tem recebido todas as demandas de saúde da cidade, inclusive com a falta do atendimento das Unidades de Pronto Atendimento – UPA.

RESPOSTA
Luciano Breno (UNIÃO) explicou que no prédio citado pelo vereador Márcio Melo está ocorrendo uma reforma, pois parte do prédio funcionará o Hospital do Amor e outra parte serão para os atendimentos ambulatorial e laboratorial destinado ao hospital da criança e adolescente, enquanto não se realiza o novo projeto do hospital da criança junto à maternidade.

Foto: Josenildo Costa

Ele informou ainda que os trabalhos acontecem durante o dia e a parte em que as janelas foram fechadas, acontecerão atendimentos femininos, com exames ginecológicos. Por esses motivos, o vereador explicou que algumas mudanças estão sendo realizadas

A 48ª sessão ordinária da 4ª sessão legislativa da Câmara de Campina Grande, foi presidida pelos vereadores Marinaldo Cardoso e Alexandre Pereira e secretariada pelo vereador Saulo Noronha.

O presidente Marinaldo encerrou os trabalhos convidando os parlamentares para a sessão solene que concede o título de Cidadania Campinense de Medalha de Honra ao Mérito Municipal ao Dr. Jhony Wesllys Bezerra Costa, nesta quinta-feira (6) a partir das 18h.

DIVICOM/CMCG