Header Ads Widget

Em Cuité três nomes são apresentados como pré-candidatos a prefeito; veja quem são



 

O cenário político de Cuité, no Curimataú paraibano, começou a se desenhar com o lançamento das pré-candidaturas a prefeito. O atual prefeito, Charles Camaraense, não pode mais entrar na disputa, pois cumpre o segundo mandato, após se reeleger em 2020. O nome para sua sucessão é o do jovem Caio Camaraense, seu sobrinho e filho do renomado advogado Marcos Inácio, um dos principais articuladores políticos do grupo.

“Depois das eleições 2022 começamos a pensar qual nome daria a garantia da continuidade desse projeto. Não foi uma escolha minha, mas um desafio aceito por Caio, e hoje seu nome é quase unanimidade no nosso bloco”, disse o prefeito Charles.

“A pré-candidatura de Caio, está sendo muito aceita pelo bloco que está unido e principalmente pela população cuiteense, e desponta para mais uma grande vitória”, revelou o presidente da Câmara Municipal, vereador Dagmando Lopes, que vai para sua reeleição no parlamento mirim cuiteense.

Dagmando ainda pontuou que Caio é um bom nome para concorrer ao executivo em Cuité, e pode dar continuidade ao trabalho realizado pela atual administração.

A gestão de Charles vem sendo bem avaliada pela população cuiteense, além de contabilizar nos últimos dias adesões importantes para o seu grupo político, a exemplo do vereador Francisquinho das Cabaças (MDB), expressiva liderança na região.

A chapa da situação em Cuité ainda não está completa, vez que não foi decidido o pré-candidato a vice-prefeito. Um dos nomes citados é o do vereador Geraldo Leite (Cidadania), que tem uma vasta experiência política no município.

Oposição

O grupo de oposição, liderado por Bado Venâncio e Euda Fabiana, que governaram o município por 16 anos (1997 – 2004 e 2009 – 2016), respectivamente, também iniciaram suas articulações com vistas a apresentar o nome da filha, Marina Venâncio, como pré-candidata.

Os dois contam com aliados importantes, entre eles, os vereadores, Evanuel do Sindicato, Laelson Borges, Gustavo Palmeira e Maria de Pituca, o suplente Quinho Venâncio, a suplente de deputada Federal Marina Venâncio, o deputado Estadual Anderson Monteiro (MDB) e o atual superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) da Paraíba, Arnaldo Monteiro.

Terceira Via

Tanto o grupo de situação como oposição possuem velhos nomes da política local. De maneira geral, as eleições em Cuité são marcadas pela polarização e, em 2024, não será diferente.

Porém, um homem, cuja alcunha é “Caba Forte”, pode aparecer como via alternativa, para aqueles que desejam uma mudança no cenário político da Capital do Curimataú.

Trata-se do vice-prefeito Renan Furtado, que afirma trazer um projeto novo para o município. Renan é o atual vice-prefeito, já foi vereador e tem boa articulação estadual. Ao seu lado, podem marchar juntos Efraim Filho e Pedro Cunha Lima. Na última eleição, ele declarou apoio aos dois, o que desagradou o atual prefeito, Charles Camaraense, que romperam politicamente.

A aliança com Pedro, em especial, foi onde surgiu os maiores desentendimentos. Charles estava fechado com a reeleição do governador João Azevêdo (PSB) e, portanto, o apoio de Renan ao Cunha Lima não agradou muito a base do prefeito.

De qualquer forma, será uma disputa majoritária que promete ser bastante disputada na famosa e querida Serra do Cuité. No último pleito, por exemplo, Charles venceu com 50,27% dos votos (6.742), na frente de Euda Fabiana, que conseguiu 46,97% (6.300). Assim sendo, em 2024, a disputa não será diferente.


https://portaldocurimatau.com.br/