Foto: divulgação/alpb
Um grupo de cerca de 40 servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) divulgou uma ‘carta aberta‘, reivindicando ao presidente Lula (PT) e à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que a Superintendência do órgão na Paraíba seja ocupada por um servidor de carreira e não por indicação política.
O movimento surge após a informação de que o ex-deputado Anísio Maia (PSB) seria nomeado para o cargo. Conforme apurou o Conversa Política, a indicação teria partido do governador João Azevêdo (PSB), que o nomeou recentemente para cargo em seu gabinete, e do deputado e presidente estadual do PSB, Gervásio Maia.
A escolha teria desagradado não apenas os servidores de carreira do Ibama, mas provocado ciumeira em outros aliados do governo Lula na Paraíba, ainda sem grandes espaços no governo federal.
Carta dos servidores
Na carta, o servidores do Ibama defendem que o cargo deve ser ocupado por servidor da carreira de Especialista em Meio Ambiente, com experiência em cargos de gestão no Instituto. “O qual estará familiarizado com as atribuições, os deveres, e as exigências do cargo, possuindo assim mais condições para fornecer o tratamento adequado às questões e aos conflitos ambientais locais e regionais”, diz um trecho da carta.
Os servidores argumentam que em outros estados, comodo Amazonas, Mato Grosso e Pará, as indicações foram de servidores de carreira de especialista em meio ambiente. “Esta Superintendência conta com corpo técnico capacitado, estando alguns servidores, inclusive, disponíveis a assumir o cargo”, afirma.
Atualmente a superintendência do Ibama vem sendo ocupada interinamente pela analista ambiental Gisele de Sousa Lima Pantaleão. Ela foi nomeada pela ministra Marina Silva em março deste ano.
CARTA ABERTA DE SERVIDORES DO IBAMA-PB
Os servidores do Ibama na Paraíba expressam sua preocupação com a condução da agenda ambiental no Brasil e encaminham propostas que julgam fundamentais para a atual conjuntura relativa à nomeação para cargos estratégicos para o Ibama.
Entende-se que o cargo de Superintendente Estadual do Ibama deve ser ocupado por servidor da carreira de Especialista em Meio Ambiente, com experiência em cargos de gestão no Instituto, o qual estará familiarizado com as atribuições, os deveres, e as exigências do cargo, possuindo assim mais condições para fornecer o tratamento adequado às questões e aos conflitos ambientais locais e regionais.
Ressaltam que o IBAMA é instituição central no combate ao desmatamento ilegal e aos crimes ambientais no país. Todas as grandes ações eficazes, no combate ao desmatamento e aos demais crimes contra a natureza, já realizadas foram protagonizadas pelo IBAMA, graças à então autonomia dos servidores ambientais em desenvolver estratégias inovadoras, aliadas à capacitação, dedicação e competência técnica destes.
Atuam na proteção ambiental em todos os biomas. Sendo especialistas. O estado brasileiro criou a carreira exatamente para isto. Contudo, essa expertise não foi aproveitada e os erros do passado não podem se repetir. Dessa forma, destacam: o fortalecimento institucional do Ibama é prioritário. O sucesso na proteção do meio ambiente, e nos compromissos assumidos frente às mudanças climáticas, depende da implementação de um conjunto de medidas estratégicas. E aqui citam algumas medidas já tão aclamadas pelos servidores de carreira:
Direção institucional: é necessário que as unidades organizacionais de mais elevado nível, bem como as Superintendências nos estados, unidades estratégicas, sejam dirigidas por servidores públicos de carreira, especialistas em meio ambiente, com experiência e elevada capacidade para conduzir as ações estratégicas necessárias;
Valorização dos servidores: é necessário valorizar os servidores como os maiores ativos institucionais, atribuindo-lhes o protagonismo na execução das políticas públicas ambientais, provendo as condições e meios de trabalho necessários e assegurando-lhes direitos laborais que têm sido negligenciados.
Diante do exposto, nesse primeiro momento, reivindicamos à Ministra e ao Presidente deste Instituto que um servidor da carreira de especialista em meio ambiente assuma o cargo de Superintendente do Ibama na Paraíba, assim como fora feito nos Estados do Amazonas, Mato Grosso e Pará. Esta Superintendência conta com corpo técnico capacitado, estando alguns servidores, inclusive, disponíveis a assumir o cargo.
Respeitosamente,
MARCOS ROBERTO CAVALCANTE, Técnico Administrativo
ZANONI CARMO AROUCK FERREIRA, Analista Ambiental
PRISCILLA TORQUATO TAVARES, Analista Ambiental
PATRICIA OLIVEIRA DE LIMA, Técnico Ambiental
RUIJARIN GALIZA DE OLIVEIRA, Técnico Administrativo
SUELENE ALVES MARINHO CAVALCANTE, Analista Administrativo
RUIJARIN GALIZA DE OLIVEIRA, Técnico Administrativo
CARINNE MOREIRA BARBOSA, Técnico Ambiental
LUIZA RAQUEL FERNANDES LIMA, Técnico Ambiental
GENICELI SIMOES DE ANDRADE, Analista Administrativo
JORGE TADEU RAGUEB KULAIF, Técnico Administrativo
ALEXANDRE BERNARDES GARCIA, Analista Ambiental
ALEXANDRE BERNARDES GARCIA, Analista Ambiental
DANIEL REIS DANTAS SILVA, Analista Ambiental
RUTE SAMPAIO MOREIRA MATOS, Técnico Administrativo
LUIZ JOSE DA SILVA, Técnico Administrativo
GEANDRO GUERREIRO PANTOJA, Analista Ambiental
JUSCELINO SOARES DE OLIVEIRA, Técnico Ambiental
DIOGENES ANDRADE DA SILVA, Técnico Administrativo
HILTONEY DE OLIVEIRA, Analista Ambiental
MARIO JORGE SALIB DA FONSECA, Analista Ambiental
RODRIGO DUTRA ESCARIAO, Analista Ambiental
VALENTINA LEONOVA SILVA SOARES, Técnico Administrativo
ALEXANDRE PARENTE LIMA, Analista Ambiental
SEVERINO EDSON GONCALVES, Técnico Administrativo
ANDREY AUGUSTO JOSE SOUZA DA SILVA, Analista Ambiental
RINALDO ROCHA DE SOUSA FILHO, Técnico Administrativo
ANGELA MARIA FARIA DA COSTA, Técnico Administrativo
EDVAL BATISTA DA SILVA FILHO, Técnico Administrativo
TARSILA ALMEIDA CAVALCANTI, Analista Ambiental
DÉBORA CRISTINA MOREIRA ANGELIM, Analista Ambiental
ADELIA CARVALHO OLIVEIRA, Técnico Administrativo
CLAUDIO DE CARVALHO ROCHA PESSOA FILHO, Técnico Administrativo
RICARDO ALEXANDRE MENDONCA DE MELO, Chefe de Núcleo
JULLIANA DE FATIMA NEVES DE AGUIAR, Técnico Ambiental
KEYLLA NOBREGA CRUZ MARQUES LINS, Técnico Administrativo
JOSE ROBERTO MARTINS DA SILVA, Analista Administrativo
ALESSANDRA MARIS FORTUNATO VENTURA, Analista Ambiental